Produtos químicos para limpeza impactam saúde e meio ambiente

    Recentes

    Compartilhe

    São Paulo – SP 21/7/2022 – Além de serem prejudiciais à saúde, certos produtos de limpeza também são muito prejudiciais ao meio ambiente…

    Quando o assunto é limpeza e higienização corporativa, os produtos de limpeza são uma das principais ferramentas para uma higienização de qualidade. No entanto, há muitos cuidados a serem tomados ao utilizar certos produtos.

    Existem diversos tipos de produtos de limpeza, entre os mais usados, estão os produtos químicos. Ao contrário dos produtos de limpeza naturais, os produtos químicos – mesmo auxiliando a todos com a limpeza e desinfecção – podem ser muito prejudiciais à saúde de quem os manuseia.

    “Tanto em casa quanto no trabalho as pessoas possuem algum tipo de contato com produtos químicos. E com a pandemia o uso de certos produtos se tornou ainda mais frequente, já que a higienização e desinfecção dos ambientes e superfícies se tornaram indispensáveis”, diz Rui Monteiro, presidente do SEAC/SP – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de São Paulo.

    Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nos primeiros quadrimestres dos anos de 2018, 2019 e 2020, foram registrados cerca de 9.600 casos de intoxicação por exposição e uso de produtos de limpeza em adultos e crianças. Para evitar e diminuir os riscos de intoxicação, é necessário ter cuidado ao manusear produtos químicos.

    Riscos para a saúde

    Segundo a Secretaria de Saúde de Brasília, o contato prolongado com os produtos de limpeza pode causar alergias, podendo se manifestar na pele ou vias respiratórias causadas por contato direto ou por cheiros das substâncias encontradas nos produtos químicos.

    Eles também dizem que os principais sinais de alergias são: coceira, vermelhidão, lesões secas, descamações da pele, inchaço, chiado na respiração e dificuldade para respirar. Os sinais de reação alérgica podem surgir nos braços, mãos e unhas, com escamação, e podem até formar bolhas e nódulos.

    Evitando riscos

    Para evitar os riscos à saúde, os produtos devem ser usados ​​com cautela e de acordo com as recomendações impressas na embalagem, já que neles contém todas as informações sobre o produto e medidas para evitar ou minimizar os inconvenientes do seu uso. Para produtos industriais ou químicos, é importante seguir recomendações, como manter longe da luz solar, longe de alimentos, medicamentos e crianças, e alguns não podem ser misturados porque seu contato pode desencadear alguma reação química altamente tóxica.

    “Uma empresa qualificada certamente conseguirá definir a melhor utilização de cada produto, e, por isso, é a escolha certa a ser feita para a higienização de ambientes profissionais. Além disso, uma empresa conveniada com nosso sindicato recebe treinamentos e orientação constante para o melhor desempenho de suas equipes”, afirma Monteiro.

    A FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) é um documento usado para comunicar os perigos associados a produtos químicos. Ela oferece informações sobre os produtos, seus perigos e também sobre ações de emergência a serem adotadas em caso de acidente. Cada produto tem uma ficha de informação bastante detalhada, com informações como: identificação do produto, medidas de segurança, riscos ao fogo, propriedades físico-químicas, informações ecotoxicológicas e dados gerais.

    Para ter acesso à FISPQ, o fornecedor deve disponibilizar as fichas junto com o produto, pois trata-se de um documento obrigatório para a comercialização destes produtos, é um direito de quem os adquire e deve ficar à disposição de todos os que trabalham com eles.

    Meio ambiente

    “Além de serem prejudiciais à saúde, certos produtos de limpeza também são muito prejudiciais ao meio ambiente. Ainda mais os produtos derivados de petróleo e cloro, já que neles contém substâncias que afetam o ecossistema e a oxigenação da água”, diz Monteiro

    Em uma empresa profissional

    A limpeza em qualquer ambiente pode ocasionar riscos e danos em caso de uma má execução. Por isso, escolher uma empresa profissional e preparada torna-se a melhor solução para a utilização de métodos eficazes e seguros.

    Em uma empresa terceirizada há treinamentos onde, além de fornecer o conhecimento contínuo necessário para aumentar a produtividade e desempenho dos profissionais de limpeza, também há treinamentos para os funcionários manusearem corretamente os produtos. Por isso, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual é tão importante, e uma empresa séria de limpeza e conservação jamais abre mão desse item.

    Limpeza é Saúde

    Pensando em todos os riscos que envolvem o processo de limpeza com a utilização desses produtos químicos, o SEAC (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação) promove a campanha “Limpeza é Saúde”.

    Para lembrar a todos que a limpeza do ambiente afeta diretamente a eficiência e a frequência do trabalho, e zelar pela saúde de todos, a campanha “Limpeza é Saúde” é destinada a empresas de todos os segmentos.

    As empresas de limpeza que aderem à campanha, obtêm o direito de usar o Selo “Limpeza é Saúde”, assim demonstrando a preocupação e cuidado com a saúde das pessoas.

    Website: //www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com