Um dos principais fatores de uma vida saudável é sem dúvidas manter o corpo em movimento! Que já é super benéfica, mas quando aliada a outros hábitos tende a ser ainda melhor para a saúde. E os resultados disso podem ser percebidos em qualquer fase da nossa vida!
Quando se fala em uma vida fisicamente ativa logo alguns termos vêm em mente, começando por atividade física e exercício físico. Embora exista uma diferença conceitual entre os dois, uma coisa é unânime: ambos fazem bem!
Qual a diferença do Exercício Físico para a Atividade Física?
Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético.
Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética.
Para ajudar a entender um pouco mais desses termos e embarcar de vez nessa jornada saudável, convidamos a personal Henia Aquino do projeto Academia ao vivo, que explicou a real diferença entre cada um deles e quais pontos merecem a nossa atenção.
O que é atividade física?
Qualquer atividade que movimente a musculatura corporal irá acarretar em maiores gastos de energia, sendo esta denominada atividade física.
Não há muitos segredos e, por estarmos em movimento quase constantemente, fazemos atividade física a maior parte do tempo quando não estamos descansando.
Exemplos de atividade física
As mais simples ações são atividades físicas. Como exemplo, podemos citar o movimento que produzimos enquanto andamos ou dançamos, corremos, subimos e descemos escadas, entre outras.
O que é exercício físico?
Um exercício físico é toda atividade física sistematizada. Por isso, conta com uma duração de tempo específica, sequências de movimentos para diferentes partes do corpo e proporciona o aumento das aptidões físicas e atléticas.
Além disso, o exercício físico é um importante aliado de quem quer ganhar massa muscular e aumentar a saúde do sistema cardiovascular. Também estimula o sistema imunológico, que passa a ter mais força para combater doenças.
A obesidade também é uma doença que pode ser evitada com a prática de exercícios físicos, assim como auxilia no controle do colesterol.
A saúde mental é outra área beneficiada. Ao praticar exercícios, são liberados hormônios que ajudam a prevenir a depressão e melhoram os índices de ansiedade.
Exemplos de exercícios físicos
Os esportes são exercícios físicos que proporcionam benefícios relacionados à saúde. E também tempo de recreação e diversão (que também fazem bem ao corpo humano).
Entre os tipos de exercícios físicos, podemos citar quatro, difundidos entre os profissionais de educação física: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Dentro destas quatro categorias, há diversos esportes e exercícios.
Entre os mais comuns, estão:
- Musculação;
- Ginástica;
- Futebol;
- Vôlei;
- Basquete;
- Natação;
- Hidroginástica;
- Artes marciais;
- Caminhada / Corrida;
- Alongamento.
Há vários outros exercícios físicos, muitos podem ser feitos em casa e você pode segui-los com a orientação da personal Henia Aquino, clique aqui e saiba mais.
*Imagens do texto: Reprodução da Internet*
Encontrou algum erro, tem uma sugestão ou quer falar com nossa equipe? Entre em contato por e-mail: [email protected]