TREINAR EM CASA: Você sabe qual a diferença entre: Exercício Físico x Atividade Física? - Virou Pauta

TREINAR EM CASA: Você sabe qual a diferença entre: Exercício Físico x Atividade Física?

TREINAR EM CASA: Você sabe qual a diferença entre: Exercício Físico x Atividade Física?
COMPARTILHE ESSA PAUTA!

Um dos principais fatores de uma vida saudável é sem dúvidas manter o corpo em movimento! Que já é super benéfica, mas quando aliada a outros hábitos tende a ser ainda melhor para a saúde. E os resultados disso podem ser percebidos em qualquer fase da nossa vida! 

Quando se fala em uma vida fisicamente ativa logo alguns termos vêm em mente, começando por atividade física e exercício físico. Embora exista uma diferença conceitual entre os dois, uma coisa é unânime: ambos fazem bem!

Qual a diferença do Exercício Físico para a Atividade Física?

Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético.

Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética.

Para ajudar a entender um pouco mais desses termos e embarcar de vez nessa jornada saudável, convidamos a personal Henia Aquino do projeto Academia ao vivo, que explicou a real diferença entre cada um deles e quais pontos merecem a nossa atenção.

O que é atividade física?

Qualquer atividade que movimente a musculatura corporal irá acarretar em maiores gastos de energia, sendo esta denominada atividade física.

Não há muitos segredos e, por estarmos em movimento quase constantemente, fazemos atividade física a maior parte do tempo quando não estamos descansando.

Exemplos de atividade física

As mais simples ações são atividades físicas. Como exemplo, podemos citar o movimento que produzimos enquanto andamos ou dançamos, corremos, subimos e descemos escadas, entre outras.

O que é exercício físico?

Um exercício físico é toda atividade física sistematizada. Por isso, conta com uma duração de tempo específica, sequências de movimentos para diferentes partes do corpo e proporciona o aumento das aptidões físicas e atléticas.

Além disso, o exercício físico é um importante aliado de quem quer ganhar massa muscular e aumentar a saúde do sistema cardiovascular. Também estimula o sistema imunológico, que passa a ter mais força para combater doenças.

A obesidade também é uma doença que pode ser evitada com a prática de exercícios físicos, assim como auxilia no controle do colesterol.

A saúde mental é outra área beneficiada. Ao praticar exercícios, são liberados hormônios que ajudam a prevenir a depressão e melhoram os índices de ansiedade.

Exemplos de exercícios físicos

Os esportes são exercícios físicos que proporcionam benefícios relacionados à saúde. E também tempo de recreação e diversão (que também fazem bem ao corpo humano).

Entre os tipos de exercícios físicos, podemos citar quatro, difundidos entre os profissionais de educação física: forçaresistênciaequilíbrio flexibilidade. Dentro destas quatro categorias, há diversos esportes e exercícios.

Entre os mais comuns, estão:

  • Musculação;
  • Ginástica;
  • Futebol;
  • Vôlei;
  • Basquete;
  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Artes marciais;
  • Caminhada / Corrida;
  • Alongamento.

Há vários outros exercícios físicos, muitos podem ser feitos em casa e você pode segui-los com a orientação da personal Henia Aquino, clique aqui e saiba mais.

//www.youtube.com/watch?v=eZZG2Qi-7SI

*Imagens do texto: Reprodução da Internet*

Encontrou algum erro, tem uma sugestão ou quer falar com nossa equipe? Entre em contato por e-mail: [email protected]

Aproveite os menores preços da internet:







Não copie, compartilhe! VirouPauta.com