Cantora e compositora brasiliense que reside em Curitiba (PR) desde 2009, Janine Mathias lança o primeiro álbum solo, Dendê, em que joga na mesma panela o baticum eletrônico, a cadência do samba e a batida do rap.
A propósito, o rapper paulistano Rincon Sapiência é o convidado da música-título, Dendê, composta por Janine em parceria com Eduardo Brechó e o próprio Rincon Sapiência. Integrante do grupo Aláfia, Eduardo Brechó assina a produção musical do disco ao lado de Renato Parmi.
A mistura de rap com samba é recorrente na faixa Na Consolação, parceria de Janine com Lucas Trigueiro, composta há cinco anos com alusão reverente à cantora carioca Elza Soares na letra.
Entre músicas de Tássia Reis (Tanto faz) e Val Andrade (Pérola negra), Janine Mathias dá voz no álbum Dendê a composições das lavras de Martinho da Vila, Nei Lopes e Leandro Lehart.
De Martinho, a cantora revive Semba dos ancestrais (1985), parceria do compositor com Rosinha de Valença (1941 – 2004). De Nei, Janine põe na panela o Maracatu do meu avô (1983), parceria de Nei com Leonardo Bruno lançada na voz de Alcione há 35 anos. De Lehart, a opção foi por Deixa eu ir à luta (2006). O álbum Dendê está sendo lançado neste mês de setembro de 2018.