Reduzir o consumo de carne vermelha ajuda a desinflamar o organismo? Entenda

    Recentes

    Compartilhe

    A endocrinologista Bruna Manes conta o que acontece com o organismo quando se reduz o consumo do alimento

    Nenhum brasileiro resiste a uma boa porção de batata frita acompanhado de uma carne bovina bem cozida e muitos, inclusive, têm o hábito de comer carne vermelha todos os dias, tanto no almoço, quanto no jantar.

    As carnes vermelhas provêm do porco, carneiro e boi, e são uma excelentes fonte de proteínas, vitamina B3, B6 e B12, além de obterem minerais essenciais para o organismo como o ferro, zinco e selênio, podendo trazer muitos benefícios para a saúde.

    Entretanto, a médica Bruna Laudano Manes, especialista em endocrinologia, do Instituto Santa Rosa, ressalta que tais benefícios aparecem quando a alimentação faz parte de uma dieta balanceada, pois, do contrário, o consumo exagerado de carne vermelha pode trazer malefícios à saúde, como inchaço e a dificuldade de emagrecer.

    “Isso porque o problema maior da carne vermelha é carregar ácido araquidônico, uma substância pró-inflamatória que, em excesso, deixa o organismo resistente à perda de peso”, explicou a especialista, que ainda acrescenta. “Caso se torne crônico, mesmo o indivíduo tentando emagrecer, por meio de dieta, ele não vai conseguir”.

    Outro problema que a médica pontua é o possível surgimento de câncer do cólon e isso acontece porque, o aumento da inflamação no intestino, sem o consumo adequado de frutas, legumes e verduras, favorece alterações nas células, fazendo surgir a doença. “O ideal é que se consuma carne vermelha apenas duas vezes na semana e se comeu no almoço, procure evitar no jantar. Coma também alimentos saudáveis para equilibrar as toxinas no organismo”, disse.

    O que acontece com o organismo quando se reduz a carne vermelha?

    De acordo com a endocrinologista, dentro de alguns dias o corpo vai apresentar mudanças. Bruna Manes fala que o corpo vai passar por uma espécie de detox, o que vai favorecer na perda de peso, diminuição da celulite, aumento da fertilidade e bem-estar.

    “A sensação de peso vai passar porque o organismo vai produzir enzimas o suficientes para quebrar as moléculas das proteínas da carne vermelha, facilitando o trabalho dos rins na eliminação das toxinas pela urina, causando menos inchaço”, explicou.

    E você não precisa se tornar vegetariano, pois basta diminuir no consumo e manter a rotina. Para te ajudar, Bruna ressalta a importância do acompanhamento profissional. “O processo é gradativo e comer carne é muito bom, mas ninguém consegue levar uma vida saudável sem incentivo”, finalizou.

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com