Na noite dessa terça-feira (21), Anna Paula, moradora de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, conquistou o segundo troféu da nova temporada do MasterChef Brasil.
O resultado, no entanto, foi encarado com surpresa pela cozinheira amadora de 49 anos. “Eu vim sem pretensão de ganhar. Me inscrevi para me divertir, conhecer os chefs, o cenário e entender como o programa funciona. Adorei vencer, é claro, mas confesso que foi sorte”, disse em entrevista a Band.
Formada em arquitetura, a vendedora viu sua paixão pela cozinha nascer na infância, observando seu pai e suas tias cozinharem. Quando surgiu a oportunidade de participar do talent show da Band, ela percebeu que era o “empurrão” que precisava para migrar para a gastronomia.
O segredo para conquistar o paladar dos jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, além de manter a tranquilidade mesmo sob forte pressão, foi não fugir de sua essência. “Não quis fazer nada que eu não goste de comer, nada chique ou gourmet. Fiz o que eu sou e acho que isso me fez ganhar”, explicou a campeã.
Mas, mesmo com a vitória, Anna Paula admite que poderia ter se saído melhor. “Fiquei triste porque sempre falo que cozinha é elegância e sutileza, e o meu pão estava horroroso. Foi sorte acertar na batata e ter errado menos no hambúrguer”, desabafou.
A participante ainda revelou que a disputa elevou sua autoestima e aumentou o desejo de transformar seu hobby em profissão. “O MasterChef deixa uma sementinha de transformação e confiança em mim. O programa levantou o meu astral, me mostrou que tudo é possível e que eu consigo”, concluiu.
Provas
No primeiro desafio da noite, os competidores tiveram de reproduzir a Tarte Tatin, uma torta de frutas francesa. Para isso, nada melhor do que uma aula com quem realmente entende do assunto: o chef Erick Jacquin arregaçou as mangas e ensinou os passos básicos da sobremesa. Os criadores dos melhores pratos seguiram para a etapa seguinte, enquanto Paloma e Wesley foram eliminados.
Na prova final, os sobreviventes foram desafiados a fazer um hambúrguer perfeito. E como nada é simples no MasterChef, eles precisaram fazer o blend (mistura de carnes), o molho, toda a seleção e cozimento dos ingredientes e ainda preparar e assar o pão. Além disso, era obrigatório que o sanduíche fosse servido com um acompanhamento.
Assista aqui ao episódio.