Les Ballets Jazz de Montreal homenageia Leonard Cohen, no Teatro Alfa

    Recentes

    Compartilhe

    16ª Temporada de Dança do Teatro Alfa continua em alta temperatura, com apresentação da primeira atração internacional, a Companhia Ballet Jazz de Montreal de 30 de agosto a 1º de setembro, Inspirada na obra do poeta dom poeta e autor-compositor Leonard Cohen, a peça foi apresentada para comemorar os 45 anos da criação do grupo, em 2017. 

    Inspirada na obra do poeta e autor-compositor canadense Leonard Cohen, Dance me é a criação exclusiva e ambiciosa que a Companhia Les Ballets Jazz de Montréal escolheu para comemorar os 45 anos de sua criação, comemorado em 2017. Nada menos do que três coreógrafos de renome internacional – Annabelle Lopez Ochoa, Andonis Foniadakis e IhsanRustem – aceitaram o desafio de colocar em movimento as lendárias canções de Cohen. No palco, 14 artistas do BJM, que vem pela sexta vez ao Brasil, dão vida ao espetáculo.

    Aprovado por Leonard Cohen durante sua vida e sob a direção artística de Louis Robitaille e a forte e ousada dramaturgia de Eric Jean, esta fascinante homenagem ao famoso poeta-cantor-compositor evoca os grandes ciclos da existência em cinco temporadas, como descrito em a música e os poemas profundamente reflexivos de Cohen. Cercado por uma equipe de designers célebres, Dance Me combina escrita cênica, visual, musical, dramatúrgica e coreográfica para homenagear o maior embaixador de Montreal. Dança, música, iluminação, cenografia e videografia juntam-se neste espetáculo inesquecível, pelo qual a BJM recebeu direitos exclusivos de dança durante cinco anos. O resultado é uma bela notação coreográfica, estruturada em “cinco estações”, onde dança, música e vídeo se fundem, como os tantos ciclos da existência de Leonard Cohen.  Aliando a estética do balé clássico e a energia da dança contemporânea, os quatorze bailarinos da companhia fazem a ligação entre os painéis cênicos com as canções emblemáticas de Cohen.

    Em entrevista por telefone, o diretor artístico Louis Robitaille revela os bailarinos estão ansiosos por voltar ao Brasil com a nova produção depois de 10 anos. “Foram, feitas pequenas modificações na produção de Dance Me para a apresentação aqui no Brasil”, conta ele, que já esteve no Rio e em São Paulo com a companhia e tem ótimas lembranças do Brasil. “É quente e sensual, tem a ver com a identidade do grupo.”

    A turnê passa por Rio e Curitiba depois de São Paulo. Louis revela que a celebração, a possibilidade de encontro com o público é o que move o grupo na criação artística. ” Dança é uma linguagem universal, assim como a música, que toca e emociona pessoas de diferentes culturas ao redor do mundo. Cada noite é uma celebração. Estar em contato com o público é importante.”,”Leonard Cohen, nessa vibrante homenagem dançada, parece estar presente, e até mesmo assombrar todo o espetáculo”, comenta Elizabeth Machado, diretora superintendente do Teatro Alfa. “Sua legendária silhueta vestindo seu eterno chapéu preto paira sobre a cena, projetada sobre uma tela ou encarnada pelos bailarinos, como para lembrar sua genialidade tanto na escritura de seus textos como em suas melodias.

    BALLET JAZZ DE MONTREAL   

    • Programa  DANCE ME 
    • De 30 de agosto a 1º de setembro (sexta a domingo)
    • Ingressos – Plateia (R$ 210 inteira) e Plateia Superior (R$ 75 inteira). 
    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com