Governo de SP aplica 1ª dose da vacina, saiba mais sobre a primeira pessoa vacinada no Brasil

    Recentes

    Compartilhe

    Mônica Calanzas, Enfermeira de 54 anos, trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a ser vacinada contra a Covid-19 no país. Ela foi imunizada neste domingo (17) no Hospital das Clínicas de São Paulo (USP).

    O governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina no país.

    A enfermeira é moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista.

    Mulher, negra, Mônica faz parte do grupo de risco para a doença, e atua na linha de frente contra o vírus no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ela já havia sido voluntária da terceira fase dos testes clínicos da CoronaVac realizados no Brasil e havia recebido placebo.

    Após ser imunizada, Mônica recebeu do governador João Doria (PSDB) um selo com os dizeres “Estou vacinado pelo Butantan” e uma pulseira especial contendo a frase “Eu me vacinei”.

    Quem aplicou a dose foi a enfermeira Jéssica Pires de Camargo, de 30 anos, funcionária do Controle de Doenças e Mestre de Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo.

    Como vai ser a vacinação em São Paulo?

    Logo após acompanhar a aplicação da dose da vacina, o governador disse, em coletiva de imprensa no Hospital das Clínicas, que a vacinação contra a Covid-19 no estado começa neste domingo (17) em hospitais de referência e na populações indígenas.

    Doria ainda falou que a partir desta segunda, dia 18, “entra em operação o plano logístico de distribuição de doses, seringas e agulhas”, para a vacinação de profissionais de saúde em seis hospitais de referência: HCs da Capital e de Ribeirão Preto (USP), HC da Campinas (Unicamp), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme).

    O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, confirmou o envio das doses prontas da CoronaVac para o Ministério da Saúde. Ele informou que, das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas para o governo federal. As outras 1.357.640 serão distribuídas pelo estado de São Paulo.

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com