Um submarino que estava conduzindo turistas aos destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico. As autoridades estão realizando buscas para encontrar o submarino, chamado Titan, que tinha cinco pessoas a bordo. A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que os passageiros possuem cerca de 40 horas de suprimento de ar no submarino.
No processo de busca, os submarinos desaparecidos podem ser localizados por meio do uso de um sonar. O sonar funciona emitindo ondas sonoras no oceano, e quando essas ondas encontram um obstáculo, são refletidas de volta para o navio que opera o sonar. Com base no tempo de ida e retorno das ondas, é possível determinar a distância do obstáculo. No entanto, se as ondas não encontrarem um obstáculo, elas não retornam.
O submarino Titan, da empresa OceanGate, foi projetado para atingir uma profundidade máxima de 4 mil metros. A expedição tinha como objetivo explorar os destroços do Titanic, que estão localizados a aproximadamente 3,8 mil metros de profundidade. É importante ressaltar que mergulhos mais profundos exercem uma pressão maior sobre os objetos, o que pode causar danos estruturais significativos caso o submarino ultrapasse sua capacidade de resistência.
Caso o submarino Titan seja encontrado durante as buscas, ele poderá ser resgatado com o auxílio de equipamentos especializados. Mesmo que o submarino esteja em uma posição intermediária e não tenha capacidade de subir à superfície, é possível utilizar outros equipamentos de resgate, como veículos operados remotamente (ROV), para chegar até ele. O resgate pode envolver a recuperação do submarino como um todo ou a retirada das pessoas de dentro da cápsula, dependendo das condições de pressão e segurança.
Existe também a possibilidade de que o submarino esteja flutuando, caso esteja íntegro e sem água em seu interior. Nesse caso, ele poderia ser detectado por meio de uma operação de resgate aéreo marítimo. As equipes de resgate estão trabalhando contra o tempo para realizar o salvamento, considerando que o submarino possui um suprimento limitado de oxigênio, entre 70 e 96 horas.