O fenômeno das lives parece estar passando (pelo menos na categoria musical). As principais transmissões ao vivo de bandas/cantores tiveram menos audiência que as anteriores dos mesmos artistas e não causam mais tanto impacto assim.
As buscas no Google por lives diminuíram em relação às anteriores. Também caiu o índice geral de busca pelo termo “live” no Brasil.
Se na categoria musical os números despencam, o mesmo não vale para o jornalismo que vive um de seus melhores momentos na integração TV+Intenet. Com a chegada da CNN Brasil investindo em transmissões online, outras emissoras de conteúdo jornalístico apostaram em transmissões nas plataformas digitais para também conquistar um público maior.
Veterano nesse tipo de transmissão e prestes a completar 9 anos no ar, o programa DF alerta, exibido pela TV Brasília e reformulado recentemente com a chegada de Brunoso, tem conseguido números expressivos com transmissões no Facebook.
Destaque no Facebook
Para se ter uma ideia, o programa policial tem batido 1.800 visualizações simultâneas em suas lives. Enquanto concorrentes do DF que transmitem (ou transmitiam) conteúdo não conseguem 10% desta audiência, tornando o produto um sucesso que atinge não só o DF e entorno, mas todo o mundo através da internet.
A página no Facebook também já está rumo as 300 mil curtidas, enquanto o SBT Brasília segue com 125 mil, a GLOBO Brasília com 89 mil, RECORD TV Brasília com 60 mil e BAND Brasília com 11 mil.
Todas juntas não superam o número da página do programa da TV Brasília, afiliada da Rede TV! no DF.
Sucesso na TV e na internet, Brunoso chegou ao DF Alerta em agosto deste ano após passagem pela TV A Crítica, tendo substituído Sikera Jr. no Alerta Nacional e apresentado telejornais de afiliadas do SBT e da Rede Globo.
O sucesso na internet para a televisão hoje é muito importante, além de impactar diretamente no faturamento, a emissora tem espaço para poder criar novos subprodutos nessas páginas com conteúdo voltado para a web.