Bebê passa por cirurgia feita dentro do útero da mãe com técnica inovadora

O bebê Rafael tinha apenas um quilo e 28 semanas dentro do útero da mãe quando enfrentou passou por uma cirurgia inovadora. Diagnosticado com malformação cística adenomatóide de pulmão, uma espécie de tumor benigno de crescimento rápido, ele precisou passar por uma cirurgia antes de oficialmente vir ao mundo. Ainda na barriga da mãe, o feto foi operado para que os médicos pudessem remover a massa sólida que já ocupava 90% da sua caixa torácica e comprimia seus pulmões e coração.

“Na maioria dos casos, quando diagnosticamos essa malformação, monitoramos o crescimento dessa massa e damos medicamentos corticoides para reduzir seu volume e protelar o tratamento cirúrgico para depois do nascimento. No caso do Rafael, demos corticoides, mas não houve resposta. A única chance era a cirurgia. Se o tumor continuasse crescendo, o feto morreria”, disse o cirurgião e obstetra Antonio Moron, responsável pelo serviço de Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Santa Joana, local onde o procedimento foi realizado.

Diante do quadro, a equipe informou a psicóloga Monique Araújo Batista, de 46 anos, mãe de Rafael, de que ela e o bebê teriam que passar pela operação. “Quando eu tive o diagnóstico, eu só chorava porque você não imagina esse tipo de coisa quando fica grávida. Bateu muito medo, mas eu não tive dúvidas sobre ir para a cirurgia. Os médicos disseram que, se a gente não fizesse, a chance de o Rafael sobreviver era de 5%. Se fizéssemos, era de 50%”, diz.

spot_imgspot_img

Leia Também

Tadeu Schmidt presenteia a mulher, no dia do seu aniversário, com pingente especial

Sempre em ocasiões especiais e comemorativas, o apresentador do...

Jogador Daniel Alves é detido na Espanha por suspeita de agressão sexual

O jogador Brasileiro Daniel Alves, foi detido pela polícia...

Instrutor de academia erra exercício, cai de cabeça e morre

Bruno Rodrigues Roque Pereira, instrutor de academia de 35...

Maycon Leão substitui Felipe Malta no comando do “É Sábado”, saiba mais 

O repórter "Maycon Leão", vai substituir o jornalista Felipe...
spot_imgspot_img

Não copie, compartilhe!

VirouPauta.com