O apresentador Faustão gravou um vídeo no qual agradece ao doador do seu coração, o jogador de futebol de várzea Fábio Cordeiro da Silva, que morreu no último sábado (26), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O apresentador se submeteu a um transplante no domingo (27), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde o último dia 5, este é o primeiro vídeo do apresentador após a cirurgia:
“A primeira: agradecer as manifestações de milhões de pessoas rezando, fazendo mandingas, torcendo pela minha recuperação. Tô com a voz ainda assim, eu fui entubado, mas tavarecuperando. Já tô andando, terceiro dia depois que eu fui operado. Esse gaiote é um monstro,não sinto nada, nenhuma dor. Tô completamente recuperado. Pra que todo mundo tenha a certeza do que é o transplante. Pra vocês terem uma ideia, dos duzentos e poucos transplantes, 60 pessoas esperaram menos de um mês. Eu dei sorte também nessa fila.”
“Outra coisa, que é importane: fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandosidade incrível, uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato ao José Pereira da Silva, um homem simples que teve uma… Eu fico emocionado porque ele me deixou a chance de viver de novo, agradecer ao Erickson, irmão do Fábio, a Jaqueline, a viúva, esses que eu tenho que agradecer. Essas pessoas, as mais humildes, que a hora que eu precisei, eles me deram um coração novo.”
“Eu sei que a internet tem um monte de merda falando, os caras falam bobagem, se eu tivesse preocupado com isso, eu não teria nem começado a minha carreira. Portanto, e você que gosta de mim, eu tenho que dar uma satisfação para você. importante é saber que eu estou aqui muito emocionado, a recuperação é fantástica e agora é motivar todo mundo a fazer do país o primeiro doador de órgãos do mundo. Temos que conscientizar, não tem que ser obrigatório, tem que ser todo mundo a falar isso. Ainda estou com a garganta meio arranhada, que eu fui entubado, mas estou bem, mas muito disposto, já estou andando, mas só três dias. Só isso que eu queria falar para vocês. Um beijo que Deus dê a vocês, em dobro de tudo queeu recebi, essa bênção. Obrigado. Eu volto a me comunicar com vocês, que fizeram uma corrente, uma comoção absurda, e eu não acreditava que isso fosse acontecer. Eu já parei de trabalhar em televisão. Para mim, foi uma tremenda surpresa.”
“Mas, especialmente, o recado, de novo, é para o Sr. José Pereira da Silva, pai do Fábio, um atleta, surfista, jogador de futebol, 35 anos, teve morte natural. Graças à imensa generosidade dele, do Wellington, o irmão, da viúva, Jaqueline, eu estou vivo. Vou agradecer sempre e espero um dia, pessoalmente, agradecer. É de uma generosidade que me emociona, me motiva. A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho, fazendo só coisas boas, para você ter cada vez mais honrado. E esse recado é especificamente para José Pereira da Silva, galera da Baixada, Wellington e a Wellison e a Jaqueline. Jamais esquecerei de vocês e vou um dia agradecer pessoalmente. Deus lhe pague por tudo que vocês proporcionaram para mim. Estou eternamente grato.”
Recentemente, Faustão enfrentou o agravamento de seu quadro, já acompanhado desde 2020, e precisou entrar na fila única da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SUS) para transplante de coração. Por conta da gravidade de sua situação, ele foi colocado como prioridade, assim recebendo o órgão com maior rapidez.
No dia 19 de agosto, ele mandou um recado diretamente do hospital. Através das redes sociais do filho, João Guilherme Silva, o apresentador tranquilizou os fãs e pediu: “Rezem por mim”.
Luciana Cardoso e Faustão — Foto: Reprodução/Instagram
Luciana Cardoso, mulher de Faustão, compartilhou em seu perfil na rede social uma carta aberta de agradecimento. Ela contou que o apresentador entrou para a fila do SUS no início do mês de agosto, após passar por exames, e tentou manter a internação em segredo. Lu agradeceu as mensagens de carinho que recebeu.
“Ontem foi um domingo abençoado para nossa família. Desde o primeiro dia de internação de emergência já sabíamos da necessidade do transplante. Depois dos exames, Fausto foi incluído na lista dia 08/08/2023. Nos mantivemos em silêncio como é característica da família até que a internação se tornou pública. A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade de transplante seria a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência, confirmamos a notícia. A partir desse momento, recebemos inúmeras mensagens de amor e afeto, além de mensagens de incentivo de pessoas transplantadas.”