As 10 tendências que serão vistas nos casamentos de 2023

    Recentes

    Compartilhe

    São Paulo 7/12/2022 –

    Segundo vestido de noiva, lembrancinhas sem gênero e buquê para o noivo são algumas tendências de casamentos da geração Z, apontadas pela Casamentos.com.br.

    Depois de anos de adaptação nos formatos dos casamentos ao contexto da pandemia de COVID-19, 2023 inaugura um novo momento para os enlaces. A volta dos casamentos com mais convidados é uma das dez tendências identificadas pela empresa Casamentos.com.br, marketplace pertencente ao grupo The Knot Worldwide, que auxilia casais de dezesseis países a organizarem o dia do matrimônio.

    Especialistas da plataforma identificam em suas consultorias recentes o que estará em alta no próximo ano em quesitos como organização, decoração, moda nupcial e presentes para os noivos.

    Tendência 1: mais convidados

    A experiência com a pandemia trouxe uma diferenciação: a volta dos casamentos com mais convidados. Este vai ser o caso, por exemplo, da influenciadora digital e ex-BBB, Camilla de Lucas, que se casará com o cantor carioca Mateus Ricardo, o Blecaute, em maio de 2023 na Ilha de Guaratiba, na presença de 230 convidados.

    Tendência 2: casamentos festivais

    Em 2023, as pistas de dança serão palcos de atrações como as escolas de samba e os grupos musicais. Segundo fornecedores de casamentos, shows, apresentações artísticas e muita luz de néon irão ser uma constante, assim como os robôs de LED que devem deixar o casamento com ares de festival.

    Os enlaces também irão durar mais. Essa tendência já tinha sido identificada em 2022 por conta das agendas lotadas de fornecedores relacionadas à pandemia e segue em 2023. O sábado continuará sendo o dia principal para a realização dos casamentos, mas muitos casais estão optando por casar nos demais dias da semana. Além de serem mais baratos, também abrem espaço para prolongar a experiência do convidado: um casamento celebrado na noite da sexta-feira poderá se prolongar durante todo o final de semana.

    Tendência 3: ecológicos

    A geração Z começa a se casar e, com ela, uma consciência mais ecológica pode predominar o universo nupcial. Para evitar os desperdícios de flores, a solução segue sendo incorporar o verde da natureza à decoração. Visando priorizar a ecologia, os produtos estarão cada vez mais locais.

    Tendência 4: coloridos

    Além de destacar toda a diversidade presente na flora brasileira, a decoração dos casamentos irá mesclar aos elementos naturais, a iluminação do espaço, as cores vivas dos arranjos florais, a estética do vintage e as louças coloridas.

    Tendência 5: cozinha 0 Km

    A cozinha será mais ecológica: o cardápio do casamento estará em verdadeira sintonia com o conceito de “cozinha local ou de proximidade” e os alimentos sazonais e regionais. Além de ecologicamente correta, o buffet com produtos locais pode ser economicamente mais viável em tempos de inflação.

    Tendência 6: buquê para homens

    Em sintonia com a decoração, os buquês da noiva serão mais chamativos. O maxi-buquê irá misturar várias cores e espécies de flores, naturalmente maiores que os buquês vistos no último período. A novidade para os homens é poder levar o seu próprio buquê e, nessa tendência, também é possível observar o tom dado pela geração Z, que tem uma definição mais fluída sobre o que são os gêneros, diferente das antigas gerações.

    Tendência 7: lembrancinhas unissex

    O toque da geração também será visto lembranças unissex como sementes, óleos e sabonetes naturais, além de presentes práticos para usar no próprio dia do casamento, como canecas, chapéus, chinelos e leques – itens que podem durar muito tempo.

    Tendência 8: performático

    Também serão vistos registros dos casamentos em reels, vídeos-reportagens e vídeos 360º. Os desafios das redes sociais serão adotados como uma maneira de entreter os convidados. É cada vez mais comum ver entradas de floristas adultas e performances de padrinhos.

    Tendência 9: PIX como presente

    No Brasil, a tendência do PIX como presente de casamento será a maneira mais moderna de presentear o casal no grande dia. Não será incomum encontrar um código QR relacionado à transferência do dinheiro ao casal de maneira leve e divertida.

    Sobre a lua de mel, as praias do litoral brasileiro e as earlymoons (luas de mel realizadas antes do casamento) estarão na moda.

    Tendência 10: moda e beleza natural

    Já no quesito moda nupcial, será cada vez mais comum noivas e noivos adotarem duas vestimentas: uma mais formal para a cerimônia e outra mais informal, para a festa. O segundo vestido – mais curto e confortável – será usado pelas noivas que desejam dançar e se movimentar sem restrições. Já para os noivos está em alta o total white e o preto como cores para o terno, em detrimento da cor azul muito usada em anos anteriores.

    Penteados e maquiagem irão prezar pelo efeito de naturalidade, presente no último período, e que destaca a beleza natural do casal. Penteados simples com mechas soltas são tendência, assim como o cabelo em sua forma natural e partido ao meio. O efeito “cara limpa” também estará representado em uma maquiagem leve que poderá ser realçada com aplique de pérolas, pedras preciosas, glitter ou outros acessórios faciais.

    As novas gerações de casais podem optar por casamentos cada vez mais personalizados, performáticos e com maior consciência social e ambiental. Misturam estilos e cores, acolhem a sua maneira de ser e têm a sua personalidade como o principal guia para o planejamento do evento. Algo que poderá ser visto em 2023 como reflexo desse comportamento.

    Website: //www.casamentos.com.br

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com