Chef Aprendiz Americanópolis encerra edição com competição gastronômica

    Recentes

    Compartilhe

    9/12/2022 –

    Projeto Social itinerante encerrará ciclo de oficinas com evento onde os jovens apresentam um menu completo para parceiros que possuem vagas em seus estabelecimentos

    No próximo sábado (10), será realizada no Grand Hyatt São Paulo, a competição final do Chef Aprendiz Americanópolis, que contou com o incentivo do ProAC ICMS e patrocínio: Comgás (diamante), Tirolez (ouro), Wickbold (prata), Kikkoman (bronze) e Oster® (bronze). Na ocasião, os jovens participantes desta 11ª edição do projeto social vão apresentar todo o conhecimento adquirido no ciclo de oficinas com atividades relacionadas ao universo da gastronomia, técnicas culinárias, habilidades socioemocionais, trabalho em equipe e mercado de trabalho. 

    “Buscamos ensinar técnicas de gastronomia, além de apoiar o desenvolvimento dos jovens também emocionalmente para que se sintam mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida. A competição encerra o ciclo de oficinas com 100% de aproveitamento, pois é um evento onde eles podem colocar em prática tudo que aprenderam. O apoio que oferecemos é para que eles tenham mais autoconfiança e sigam mais seguros para a vida adulta”, explica Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.

    Neste dia, divididos em grupos, os participantes preparam e apresentam um menu completo para uma banca de jurados, com entrada, prato principal e sobremesa. O júri é formado por chefs e donos de estabelecimentos que já são parceiros do projeto e possuem vagas abertas em seus negócios. Para esta edição, estão confirmados os representantes do Handz by Rodrigo Einsfeld, Hotel Emiliano, Accor-Hotel Pergamon, Grupo Raízes, Estela Passoni, Froid SP, Papa Bubble, Mistura Paulistana e Aguzzo Cucina. 

    “A Comgás acredita no papel das empresas como vetor de transformação da sociedade e nos orgulhamos em participar desta ação. Iniciativas como a do Chef Aprendiz geram impactos intangíveis e proporcionam o exercício da cidadania”, declara Carla Sautchuk, diretora de Operações e Serviços e embaixadora da diversidade na Comgás, empresa que patrocina a iniciativa.

    O índice de desemprego apresentou queda no terceiro trimestre de 2022, contabilizando 108,5 milhões de brasileiros desempregados, segundo dados da PNAD Contínua do IBGE. No estado de São Paulo, a população desocupada é de 8,6%. Porém, dentro deste grupo, 18,4% são jovens entre 18 e 24 anos de idade. Diante deste cenário, Beatriz Mansberger acredita que “o Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento de pessoas, para além de qualquer outra definição. É por meio do vínculo, do encontro genuíno entre pessoas, que a transformação ganha espaço para acontecer. Precisamos apoiar os jovens a entenderem que eles são capazes e que as estatísticas são indicadores passíveis de transformação”.  

    O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano que usa a gastronomia como principal ferramenta para a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Fundado em 2015, já formou 150 jovens de 10 comunidades diferentes da cidade de São Paulo. Destes, 75% estão trabalhando na área gastronômica, atuando em outras áreas e contando com o apoio do projeto para se recolocar no mercado.

    Até junho de 2023, o projeto pretende formar 60 jovens por meio de mais duas edições, que também fazem parte do Plano Anual desenvolvido pelo Fadaris –  Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, que recebe o patrocínio via lei de incentivo ProAC ICMS.   

    Protocolos de higiene e segurança

    O projeto Chef Aprendiz mantém seu compromisso com a preservação da saúde e, considerando os crescentes casos positivos de coronavírus nas últimas semanas, recomendamos o uso de máscaras durante todo o evento.

    Website: //www.chefaprendiz.com.br/

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com