Menu fechado

Saber calcular os materiais para uma obra é importante para ficar no orçamento

São Paulo, SP 22/9/2022 – Para realizar um cálculo detalhado e exato é necessário ter conhecimento de fórmulas geométricas e procedimentos de construção, e realizar um trabalho ordenado.

Realizar um planejamento financeiro é essencial para evitar desperdício de dinheiro investido e materiais de construção em um projeto de construção. Por isso é importante entender como os cálculos são feitos.

Para que uma obra seja realizada com sucesso e sem gerar dores de cabeça, é necessário um planejamento financeiro em relação aos cálculos de materiais que serão utilizados. Essa ação é fundamental para evitar desvios no orçamento da obra.

Na área da construção, o “cálculo” define o conjunto de cômputos matemáticos realizados com base em informações gráficas que determinam quantitativamente (cômputo métrico) e qualitativamente (cômputo de materiais e elementos) cada um dos itens que compõem a obra. Essas informações serão essenciais na preparação de outro dos documentos fundamentais em qualquer projeto: o orçamento, ou a quantificação econômica da obra.

“Os cômputos métricos são executados em diferentes unidades de medida, como comprimentos, áreas e volumes. Por isso, para realizar um cálculo detalhado e exato é necessário ter conhecimento de fórmulas geométricas e procedimentos de construção, e realizar um trabalho ordenado e sistemático”, explica Leonardo Formiga, engenheiro e gerente comercial da Barbieri do Brasil. 

A responsabilidade da pessoa encarregada dos cômputos é de grande importância, pois dependendo da forma como são realizados, podem representar perdas ou ganhos para os proprietários ou empreiteiros.

Estudos desenvolvidos na Escola Politécnica da USP concluíram que as perdas de materiais na construção civil chegam a 8% e as perdas financeiras, inclusive aquelas relativas a custos de retrabalhos, chegam a 30%.

A importância do cálculo no andamento da obra

O cálculo tem como objetivo definir alguns pontos como a quantidade de material necessário para a execução de uma obra de acordo com os itens que a compõem, o custo da obra e de cada uma de suas partes, os volumes de obra e custos parciais para fins de pagamento pelo andamento da obra e as bases de planejamento em tempo e forma para cada uma das tarefas que serão realizadas durante a construção da obra.

Ao organizar a quantificação e qualificação dos trabalhos necessários para a construção das obras, o profissional responsável deve elaborar uma planilha de orçamento. Nessa planilha, são carregadas as propostas econômicas dos diferentes licitantes que participam da comparação de preços, e inclui cada um dos itens da obra para realizar uma revisão e comparação clara e definitiva.

Durante a etapa de controle do andamento da obra, a planilha que inclui a lista de itens manterá seu nível de importância, pois facilitará a elaboração das folhas de medição (que indicam o andamento da obra) e dos certificados correspondentes (que aprovam as folhas de medição, permitindo o pagamento pelo feito nesta instância), estabelecendo automaticamente qualquer trabalho adicional que venha a ser executado fora do inicialmente previsto. 

Existem alguns pontos importantes para calcular de maneira exata qual a necessidade em relação a necessidade daquela obra, que são de extrema importância, como por exemplo: estudar previamente a documentação, sistematizar a informação de várias fontes, respeitar a documentação técnica, realizar medidas com precisão. 

Algumas características dos projetos têm impacto direto no cálculo dos materiais e, portanto, no orçamento final da obra. Manter essas particularidades em mente no planejamento da obra e na escolha dos materiais que irão compô-la evitará estouros inesperados de custos, como tipos de cobertura, separação entre suportes, entre outros. 

Website: https://barbieridobrasil.com.br/

*Imagens do texto: Reprodução da Internet*

Encontrou algum erro, tem uma sugestão ou quer falar com nossa equipe? Entre em contato por e-mail: [email protected]







Não copie, compartilhe!

VirouPauta.com