Especialista alerta para a importância de se fazer o check-up cardiológico

    Recentes

    Compartilhe

    28/7/2022 –

    Em todo o mundo, por falta de check-up, mais de 17 milhões de pessoas morrem em das doenças cardiovasculares todos os anos.

    As doenças cardiovasculares são responsáveis por mortes prematuras, perda de qualidade de vida, além de impactos adversos econômicos e sociais. Em todo o mundo, mais de 17 milhões de pessoas morrem em decorrência delas todos os anos. De acordo com o Estudo GBD 2019 e a base de dados do SUS, elas são a causa número 1 de morte no Brasil.

    Há estimativas de que até 85% das mortes prematuras e 50% das situações em que ocorreram um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral, poderiam ter sido evitadas pela prevenção ou detecção precoce do problema. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento das doenças cardiovasculares. Mas, muitas vezes, o paciente não sente nenhum problema na fase inicial da doença, daí a importância do acompanhamento médico “principalmente nos tempos atuais, em que o impacto de novas doenças e do stress na saúde das pessoas é cada vez mais frequente, um check-up cardiológico torna-se de suma importância para a manutenção da qualidade de vida”, explica o Dr. Eduardo Henrique, cardiologista da clínica Mater Dei Cardio Imagem e do Mater Dei Santa Genoveva.

    No centro de Imagem, o check-up cardiológico inclui a avaliação cardíaca completa, que é projetada para incluir os testes necessários que podem fornecer aos médicos informações importantes sobre a condição do sistema cardiovascular, e compreende: ecocardiograma, eletrocardiograma, holter 24h, teste ergométrico, MAPA, etc. “Dispomos de equipamentos de alta tecnologia, o que torna mais ágil a liberação de laudos para os clientes, e uma equipe médica experiente, disponível, com agendas todos os dias da semana”, diz o médico.

    O lugar oferece um amplo espectro de cuidados, tornando-se referência na região por prestar um serviço humanizado, de qualidade, com compromisso e respeito aos clientes e oferecer a garantia de um excelente atendimento, em um espaço de acolhimento e cordialidade.

    Abaixo, os exames realizados:

    ● Eletrocardiograma – É um registro gráfico da atividade elétrica do coração. A eletrocardiografia é um método indolor, seguro e rápido, que dura apenas alguns minutos. O paciente deve ficar imóvel para que o resultado seja válido. Até doze eletrodos são colocados no peito e membros, a fim de registrar como o coração bate. O computador registra as informações e as exibe em um monitor ou papel na forma de ondas. Com base na forma da onda e na duração do intervalo, é possível notar distúrbios no funcionamento do coração.

    ● Teste ergométrico – É um teste de esforço e que mostra como o coração funciona durante a atividade física. Como o exercício faz o coração bater mais forte e mais rápido, o teste pode revelar problemas com o fluxo sanguíneo dentro do coração. O paciente deve caminhar em uma esteira ou andar de bicicleta ergométrica, enquanto o ritmo cardíaco, pressão arterial e respiração são monitorados.

    ● Ecocardiograma – Usando o mesmo mecanismo do ultrassom, por meio do som das batidas do coração é possível fazer uma imagem do coração e suas estruturas, como válvulas e câmaras. O médico avalia se o coração está batendo normalmente, se o fluxo sanguíneo está adequado, além de identificar possíveis problemas anatômicos, como orifícios ou espessamento das paredes do músculo e defeitos nas válvulas cardíacas.

    ● Duplex Scan – Método de ultrassom não invasivo que mede o fluxo sanguíneo através das artérias carótidas, as grandes artérias que vão do coração até o cérebro, passando pelo pescoço. Em geral, é o primeiro teste feito para avaliar o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

    ● MAPA – A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial durante 24 horas é uma forma de medir e controlar a pressão arterial elevada (hipertensão) e permite o aferimento da pressão arterial durante um período de 24 horas, estando o paciente acordado ou em repouso. Na maioria dos casos, as leituras são feitas a cada 20 a 30 minutos, durante o dia, e a cada hora, à noite.

    ● Holter 24h – É, também, um teste contínuo para registrar a frequência e o ritmo do coração por 24 horas. O paciente usa um monitor Holter por 12 a 48 horas, enquanto segue a rotina diária normal. O dispositivo pode detectar não apenas a frequência e o ritmo do coração, mas também quando o paciente sente dores no peito ou apresenta sintomas de batimentos cardíacos irregulares ou arritmia.

    Website: //www.santagenoveva.com.br/

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com