Exposição “Romper a superfície é abrir um rio para dentro” acontece 12 de março

    Recentes

    Compartilhe

    São Paulo, SP 3/3/2022 – “A mostra é uma representação dos dilemas, conceitos, provocações que a gente tem, como os diálogos se tornam cicatrizes”, conta Carla Chaim, organizadora.

    A inquietação dos dias atuais é o cerne da exposição “Romper a superfície é abrir um rio para dentro”, promovida pelo Hermes Artes Visuais, que será aberta no dia 12 de março, às 11h, no Espaço Fonte, em São Paulo. A mostra multimídia tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 9 de abril.

    A inquietação dos dias atuais é o cerne da exposição “Romper a superfície é abrir um rio para dentro”, promovida pelo Hermes Artes Visuais, que será aberta no dia 12 de março, às 11h, no Espaço Fonte, em São Paulo. A mostra multimídia tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 9 de abril. Com organização de Carla Chaim, Nino Cais e texto crítico da curadora Paloma Durante, reúne trabalhos de 20 artistas, criados especialmente para o evento, que se encontram semanalmente para debater a produção de suas obras e os desafios do cenário artístico. 

    O Hermes Artes Visuais é um espaço de arte independente que há 11 anos promove, através de cursos, debates, exposições e outras propostas coletivas, o amadurecimento crítico de artistas em diversas fases de sua produção. O coletivo de 20 artistas que integram a mostra se reúne semanalmente há cerca de três anos e desde o ano passado se debruçou sobre a proposta de traduzir em arte a relação do indivíduo com as marcas e cicatrizes deixadas pela instabilidade atual do país e do mundo. 

    Os artistas vivem em diferentes regiões do Brasil como São Paulo, Bahia e Goiás, entre outras. “A mostra é uma representação dos dilemas, conceitos, provocações que a gente tem, como são essas trocas, como os diálogos se tornam cicatrizes nesses tempos que demandam novas posturas”, apontou Carla Chaim. Segundo ela, toda a discussão converge em representações artísticas de técnicas variadas, como vídeos, fotografias, pinturas, desenhos, sites specifics e performances que vão acontecer no local. 

    Cada artista produziu de um a três trabalhos para serem exibidos na mostra. As obras estarão à venda. A exposição leva para o público a concretização de um projeto que é ao mesmo tempo individual e coletivo, baseado nas perspectivas de cada artista, mas também resultado das visões conjuntas trabalhadas durante os encontros semanais. “É o processo de criação de cada um, mas também é um processo de criação coletivo, revelando a potência criativa pessoal e global”, resumiu Nino Cais. 

    De acordo com Carla Chaim, “Romper a superfície é abrir um rio para dentro” busca divulgar os trabalhos dos artistas e também fomentar relações entre o público e as obras. “A arte precisa do artista, precisa da obra de arte e precisa do espectador. Nessa tríade, o trabalho se forma, se potencializa e se transforma”, afirmou. Em 11 anos de atividade, a Hermes Artes Visuais já promoveu mais de 40 exposições, concretizando obras de cerca de 60 artistas que integram o projeto. 

    Artistas

    Adriana Amaral – Ribeirão Preto – SP

    Ana Rey – Córdoba – Argentina – Vive em São Paulo – SP

    André Felipe Cardoso – Goiás – GO

    Cassia Cola – Araçatuba – SP – Vive em Ribeirão Preto – SP

    Cristina Lisot – Caxias do Sul – RS

    Cynthia Loeb – São Paulo – SP

    Debora Rayel Eva – Santos – SP – Vive em São Paulo – SP

    Guilherme Borsatto – São Paulo – SP

    Jota Testi – Barreiras – BA – Vive em Taguatinga – DF

    Luana Lins – São Paulo – SP

    Luiza Lavorato – Belém – PA – Vive em São Paulo – SP

    Marinalva Rosa – Imbé de Minas – MG

    Michelle Rosset – São Paulo – SP

    Miriam Bratfisch Santiago – Sorocaba – SP – Vive em São Paulo – SP

    Patrícia Abbott – Brasília – DF

    Simone Dutra – Rio de Janeiro – RJ – Vive em São Paulo – SP

    Simone Fontana Reis – São Paulo – SP

    Sofia Saleme – São Paulo – SP

    Susy Miranda Aziz – São Paulo – SP

    Yohana Oizumi – Rubiataba – GO – Vive em São Paulo – SP

    Organização:

    Carla Chaim e Nino Cais

    Texto crítico

    Paloma Durante

    Realização: Hermes Artes Visuais

    Produção: Maria Livman, Niki Nomura e Sofia Saleme

    Abertura: 12 de março, das 11h às 18h

    Visitação: 12 de março até 9 de abril

    De quarta à sábado, das 11h às 18h

    Entrada gratuita

    Local: Espaço Fonte – Rua Mourato Coelho, 751, Vila Madalena, São Paulo

    Patrocínio: Becks

    Website: //www.jardimdohermes.com/

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com