Menu fechado

Viapol: empresa lança biblioteca BIM na construção civil

7/2/2022 –

O setor de construção civil busca cada vez mais garantir a excelência operacional. E, para isso, tem investido na transformação digital. A “Modelagem da Informação da Construção” (em inglês, Building Information Modeling – BIM) é uma inovação tecnológica digital na indústria da arquitetura, engenharia e construção, sendo um modelo virtual com informações precisas.

Com a metodologia BIM é possível modelar o ciclo de vida de uma edificação e aprimorar os procedimentos padrões para tornar as obras mais produtivas. Como parte deste processo, a Viapol, referência nacional no desenvolvimento de soluções eficazes para construção civil, com mais de mil itens em seu catálogo, lança neste mês para o mercado, a biblioteca BIM Viapol para impermeabilização, que já está disponível através do site https://www.viapolmais.com.br/bim/.

O BIM é uma plataforma que contribui para um ecossistema mais inovador nos negócios. Nesse contexto, a Viapol visa apoiar clientes e parceiros que utilizam seus produtos e acredita que essa inovação será determinante para a redução no tempo de obra. A tecnologia na construção civil vem evoluindo a cada dia e é o diferencial na busca de eficiência, precisão e produtividade.

Para a gerente técnica da Viapol, Cirene Tofanetto, a ideia da Biblioteca BIM é viabilizar on-line os processos para o dia a dia de todos os profissionais envolvidos no segmento, independentemente da área de atuação. “Queremos democratizar e tornar de fácil acesso conteúdos e informações dos sistemas impermeabilizantes. O BIM já tem reinventado os processos na construção civil e na arquitetura, e nós da Viapol não ficaríamos de fora desta importante metodologia, por isso investimos neste novo meio para melhorar a produtividade para nossos clientes. O BIM é abrangente demais porque, por definição, é aplicável a todas as fases do empreendimento garantindo um ciclo de vida muito mais assertivo”, diz a gerente.

Mas como utilizar a metodologia BIM na construção civil, especificamente na impermeabilização? A equipe de profissionais da Viapol que desenvolve procedimentos de Especificações Técnicas passou por treinamentos para elaborar todo o material e atender a demanda de mercado. “Essa transição dos métodos de planejamento e controle de obras vai ser muito importante para todo o mercado. É uma demanda dos nossos clientes e parceiros, e estamos preparados para atendê-los com conteúdo de qualidade. Trata-se de um conjunto de informações fundamentais para todas as etapas da construção de uma obra. Por sermos uma empresa focada em qualidade técnica, temos certeza de que a implementação da metodologia BIM trará vantagens no canteiro de obras”, avalia Talisa da Conceição, coordenadora de projetos da Viapol.

Para o engenheiro Jorge Lima, gerente de marketing estratégico da Viapol, as empresas precisam se adequar à essa nova forma de projetar, utilizando as tecnologias disponíveis. “Estamos em constante processo evolutivo da inovação na construção civil, e a Viapol tem muito a contribuir com o mercado, dentro das suas expertises. Com a metodologia BIM as empresas passam a projetar os empreendimentos de forma compartilhada e, assim, a avaliação dos sistemas construtivos por meio de um modelo virtual, irá reduzir os erros na fase de construção, com ganhos de produtividade, garantindo vantagens competitivas”, afirma Jorge.

Além da metodologia BIM, a Viapol mantém uma equipe de profissionais no departamento de Especificações à disposição de clientes e parceiros. A empresa também conta com um Centro de Treinamentos (CT) e oferece centenas de capacitações técnicas on-line e presenciais.

Website: http://viapol.com.br

*Imagens do texto: Reprodução da Internet*

Encontrou algum erro, tem uma sugestão ou quer falar com nossa equipe? Entre em contato por e-mail: [email protected]

Aproveite os menores preços da internet: