Projeto social ensina pessoas a construírem moradias sustentáveis e ecológicas na Bahia

    Recentes

    Compartilhe

    São Paulo, SP 16/8/2021 – Rosangela enxerga a volta ao campo como uma alternativa à pobreza e a baixa qualidade de vida nas periferias

    O Regenera é um projeto de ação social que capacita pessoas para superar dificuldades econômicas através da construção de casas ecológicas e um modelo de vida mais alinhado com a natureza

    O projeto Regenera nasceu do desejo de contribuir com famílias em condições de vulnerabilidade. A base da proposta é a ação conjunta da comunidade, seus moradores e voluntários, para exercerem suas capacidades e construírem suas moradias, utilizando técnicas ancestrais de construção.

    A inspiração para este projeto partiu do pedido de uma seguidora do trabalho feito pela Família D’Terra, empresa que foi fundada por Mari D’Terra, copywriter, criadora de conteúdos e designer junto com Orlando Rivero, bioconstrutor, permacultor de trajetória, ambos venezuelanos radicados no Brasil desde 2016.

    Rosângela Lima Ribeiro, escreveu uma carta para Rivero contando sobre o desejo de ter sua casa construída por ele, mas a falta de dinheiro impedia a contratação do casal. Rosangela enxerga a volta ao campo como uma alternativa à pobreza e a baixa qualidade de vida nas periferias. Seu pedido, simples e necessário, fez com que a dupla criasse o projeto Regenera.

    A primeira parte do projeto, que leva o nome de Regenera Bahia, será realizada em três cidades do Estado, Santo Amaro, Santa Teresinha e Porto Seguro, e reunirá pessoas que vivem e trabalham juntas para saírem da situação de vulnerabilidade.

    Com início programado para setembro, o Regenera terá como ponto de partida a construção da casa de Rosângela Lima Ribeiro e do Marcus Soares De Oliveira. Rose é negra, mãe solo e babá com uma jornada diária de 12 horas e um salário mínimo, já Marcus está desempregado desde o início da pandemia.

    Em novembro tem início a segunda etapa, que será a construção de um tanque para coletar água de chuva em Santa Teresinha. Essa obra será realizada no Sítio Várzea Grande, localizado numa das regiões mais áridas do Brasil. Beneficiará Fernando Cardoso, veterinário e agrônomo comprometido com a comunidade, que oferece aulas de veterinária rural e promove ações de regeneração dos solos da Caatinga.

    Os trabalhos da primeira etapa do Regenera encerram em dezembro de 2021, em uma comunidade de Porto Seguro, onde será feito um Desenho de Permacultura (PDC), sistema de conhecimentos orientados para projetar ambientes humanos sustentáveis, trazendo soluções de moradia, captação de água, produção de alimentos, geração de energias limpas e um manejo inteligente dos recursos. A Família D’Terra oferecerá mentorias para duas famílias beneficiárias e residentes da região.

    O novo coronavírus tornou mais alarmante a falta de acesso a casas e ao saneamento básico, sem falar da precariedade de favelas e da crescente população nas ruas gerada pela atual crise econômica. Essa situação tem colocado as áreas rurais como uma alternativa mais saudável e segura para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Queremos mudar os valores impostos na sociedade que nos ensinam a sermos apáticos na solução de nossas necessidades e mobilizar comunidades a se organizarem para resolverem problemas essenciais”, diz Orlando Rivero, idealizador do Regenera.

    O Regenera é um projeto social financiado por recursos próprios de seus idealizadores e financiamento coletivo, via pix, com a chave [email protected]. Todas as obras serão realizadas em formato de mutirões organizados em conjunto com a sociedade local.

    Website: //familiadeterra.com/

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com