Arraial d’Ajuda e Guaratinga são palco da 11ª edição do Brasil Ride Bahia

    Recentes

    Compartilhe

    São Paulo, SP 8/11/2021 –

    A principal stage race premium do mundo tem como palco o cenário de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, e o município de Guaratinga

    O Sul da Bahia é palco da 11ª edição do Brasil Ride Bahia, a principal stage race premium do mundo. No último domingo, dia 7 de novembro, ciclistas de todo país e algumas estrelas do MTB nacional e mundial deram a largada na competição que tem Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, e o município de Guaratinga como cenário.

    No dia anterior, a arena Santander Brasil Ride havia sido aberta para a retirada dos kits de atletas e contou ainda com uma programação especial de boas-vindas. O prólogo da competição, em que a cada 1m30 duas equipes largam para disputar o título do evento em diversas categorias, como Open, Feminina, Mista, Master (com atletas acima de 40 anos de idade, Grandmaster (com atletas acima de 50 anos, Nelore (ciclistas acima de 90 quilos), Corporativa (com três integrantes com no mínimo 35 anos e soma das idades igual ou superior a 115 anos) e Iron Ride, começou no domingo, dia 7.

    Ao todo, serão sete dias de percursos, com uma distância de 600km a serem percorridos e 13.000 metros de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam as duas sedes do evento. Após a largada, os ciclistas seguirão em direção ao interior, percorrendo as montanhas que dividem os estados da Bahia e Minas Gerais, voltando ao litoral para receberem a camiseta de finisher da competição.

    A primeira etapa é disputada dentro de Arraial, já a segunda e quinta etapa são marcadas pelo deslocamento ida e volta entre as duas sedes da competição. A terceira e quarta etapa acontecerão no entorno da Vila Santander Brasil Ride, enquanto a sexta e sétima etapa acontecerão em Arraial. No último dia, 13 de novembro, um grupo de atletas junta-se aos participantes em paralelo à Maratona dos Descobrimentos, numa prova rápida entre Arraial e Trancoso, marcando o encerramento do evento.

    Com serviço completo aos participantes, a Santander Brasil Ride se destaca em termos de estrutura, oferecendo Suporte Neutro Shimano, que faz o atendimento mecânico gratuito a todos os ciclistas durante a prova, independentemente da marca de componentes de sua bike, e o lava-bike realizado pela Squirt, em que após cada etapa o atleta deixa sua bicicleta na tenda da marca e depois a retira limpa, sem ter que se preocupar e sem custo algum.

    A sede ainda é uma verdadeira cidade com capacidade para cerca de 1.100 pessoas, em uma fazenda a 14 quilômetros do centro da cidade, onde serão servidas 5400 refeições de alto padrão. São 80 toneladas de equipamentos montados em uma área de 10 hectares. A organização disponibiliza pontos de hidratação, pontos de água e dispersão, onde são oferecidos água, bebida isotônica, frutas e carboidratos disponíveis gratuitamente durante todo o percurso.

    Há ainda uma equipe médica especializada em resgate em áreas remotas, ambulâncias UTI, motos com paramédicos no percurso, além de posto médico nas arenas, equipados para atender eventuais emergências.

    Barracas individuais em Guaratinga, com colchão e lençol, são fornecidas pela organização, onde os ciclistas podem descansar e aproveitar a noite de sono para se recuperarem. Banheiros fechados com duchas oferecem aos atletas um banho depois de um dia inteiro no selim.

    Entre as estrelas da competição estão as duplas europeias formadas por Tiago Ferreira (POR)/Wout Alleman (BEL), Hans Becking (HOL)/José Dias (POR), Periklis Ilias (GRE)/Andreas Miltiadis (CYP). Os brasileiros também vêm forte na disputa e prometem dar trabalho aos estrangeiros, com destaques para as duplas Gustavo Xavier/Alex Malacarne, Edson Rezende/Ulan Galinski, Sherman Trezza/Lukas Kaufmann, Mario Veríssimo/Kennedi Sampaio e Halysson Ferreira/Pedro Hilo.

    O programa Brasil Ride Stage ainda realizará oito programas para contar tudo o que irá rolar na competição. No YouTube e no Facebook, os amantes do ciclismo poderão ficar por dentro do andamento da prova todas às noites.

    A Brasil Ride foi incluída no Estatuto da União Ciclística Internacional (UCI), em 2013. Na época, era a única prova de mountain bike por etapas no continente americano a aparecer no calendário UCI. O Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Esporte apresentam, através da Lei de Incentivo ao Esporte o evento, que têm os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte), Santander, Specialized, Jeep, Shimano e Unidas. Conta com os apoios de Continental, Full Gas, HB, Garmin, RedBull, Spot, Squirt, Thule, além de ter as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga e o Instituto Brasil Ride como apoiadores institucionais do evento.

    Mais informações sobre o evento e o mundo do ciclismo podem ser conferidas no Pedalemos, através do site: //pedalemos.com.br

    Website: //pedalemos.com.br/

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com