Colavoro Sanvitto sedia exposição inédita de Mira Schendel

    Recentes

    Compartilhe

    Caxias do Sul 25/11/2021 –

    Mostra reúne pinturas, cartas e poemas dedicados pela artista ao amigo Ely Andreazza

    O Colavoro Sanvitto inaugurou no último dia 18 de novembro e segue até 28 de janeiro, a exposição “De Mira Para Ely – Registros da Amizade de Mira Schendel e Ely Andreazza”.

    Acervo inédito
    A exposição De Mira Para Ely – Registros da Amizade de Mira Schendel e Ely Andreazza contém obras inéditas da artista plástica considerada um dos expoentes da arte contemporânea brasileira. São pinturas dedicadas pela artista ao médico caxiense nos anos 1950, quando ambos conviveram em Porto Alegre e onde tornaram-se amigos, experiência também registrada em farta correspondência. As obras fazem parte do acervo de Ely Andreazza (1927-2012), que começa agora a ser pesquisado e compartilhado com o público pelo olhar curatorial de Ricardo Vieira Orsi, da Casa da Memória da Arte Brasileira, e Fernanda Sanvitto Andreazza, diretora do Colavoro Sanvitto e filha de Ely.

    Suíça, Mira Hargesheimer chegou ao Brasil em meados de 1949, fixando-se em Porto Alegre. Anos depois, trocou o nome para Mira Schendel. Permaneceu no Rio Grande do Sul até 1953, quando transferiu-se para São Paulo. Entre 1950 e 1953, foi vizinha de Ely na Rua Duque de Caxias, centro de Porto Alegre. Foi tempo suficiente para que compartilhassem seu gosto pelas artes e começassem uma intensa troca de correspondência. “Nosso pai nos deixou um belo acervo de obras da Mira Schendel, que recebeu de presente da própria. É uma exposição inédita, com pinturas, cartões, cartas e poemas. Todas as obras são assinadas ou dedicadas ao meu pai, inclusive um retrato dele, e todas são do nosso acervo particular. Agora queremos compartilhar essa bela coleção com a comunidade caxiense, como sendo um presente de Natal do Colavoro para Caxias”, comenta Fernanda Sanvitto Andreazza. Ela lembra que Mira é uma expoente internacional no mundo das artes, tendo obras no MOMA (Nova York) e no MALBA (Buenos Aires), com exposições na TATE Galery (Londres), Museu Serralves (Porto, Portugal) e Bienal de Veneza, além de várias participações na Bienal de São Paulo.

    Website: //colavoro.com.br

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com