LUTO: morre aos 88 anos, Ian Holm, o Bilbo de "O Senhor dos Anéis" - Virou Pauta

Últimas Pautas

LUTO: morre aos 88 anos, Ian Holm, o Bilbo de “O Senhor dos Anéis”

COMPARTILHE ESSA PAUTA!

O ator Ian Holm, o Bilbo Bolseiro da trilogia “O Senhor dos Anéis”, morreu em Londres, aos 88 anos.

A informação foi confirmada pelo seu agente:

“Ele morreu pacificamente no hospital, com sua família e seu cuidador. Ian era charmoso, gentil e talentoso, e vamos sentir falta dele enormemente”, disse o agente do ator, que também informou a causa da morte: complicações da doença mal de Parkinson.

Holm foi uma estrela consagrada do Royal Shakespeare Company antes de fazer um impacto na televisão e em filmes. Em 1965, Holm interpretou Richard III na serialização da peça Wars of the Roses da BBC, baseado na produção RSC das peças, e gradualmente fez papéis menores em filmes como Oh! What a Lovely War (1969), Nicholas and Alexandra (1971), Mary, Queen of Scots (1971) e Young Winston (1972). Em 1967, ele ganhou um Tony Award Por melhor ator coadjuvante em uma peça, por interpretar o papel de Lenny em The Homecoming de Harold Pinter.

Seu primeiro papel em um filme a ter um impacto maior foi do android traiçoeiro, Ash, no filme de Ridley Scott’, Alien (1979). Seu trabalho em Chariots of Fire (1981), concedeu-lhe um premio especial no Cannes Film Festival e uma nominação por melhor ator coadjuvante no Academy Award. De volta a Inglaterra, ele ganhou um prêmio BAFTA, de melhor ator coadjuvante, por Chariots. Nos anos 80, ele teve papéis memoráveis em Time Bandits (1981), Greystoke – The Legend of Tarzan, Lord of the Apes (1984) e no filme Brazil (1985) de Terry Gilliam. Ele interpretou Lewis Carroll, autor de Alice in Wonderland na fantasia de Dennis Potter, Dreamchild (1985).

Em 1989 ele foi nominado a um prêmio BAFTA pela série de televisão Game, Set, and Match. Baseado nas novelas de Len Deighton, essa conta a história de um espião da inteligência (Holm) que descobre que a sua própria esposa é uma espiã inimiga. Ele continuou a interpretar Shakespeare, e apareceu com Kenneth Branagh no filme Henry V (1989) e como Polonius no filme de Mel Gibson’, Hamlet (1990).

Ele aumentou seu perfil em 1997 com dois papéis proeminentes, como o estressado mas gentil padre Vito Cornelius em The Fifth Element e o atormentado advogado em The Sweet Hereafter. Em 2001 ele estrelou em From Hell como o físico Sir William Withey Gull. No mesmo ano ele apareceu como Bilbo Baggins no blockbuster The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, tendo anteriormente atuado como o sobrinho de Bilbo, Frodo Baggins na adaptação radiofônica da BBC de O Senhor dos Anéis em 1981. Ele apareceu na trilogia The Lord of the Rings: The Return of the King (2003), e por cada um ele dividiu um prêmio SAG por Melhor Performance de um Elenco em um Filme.

Foi nominado a um Emmy Award duas vezes, a um PBS por Rei Lear, em 1999; e por um papel coadjuvante no filme da HBO, The Last of the Blonde Bombshells ao lado de Judi Dench, em 2001. Emprestou sua voz para muitos documentários e comerciais na televisão britanica.

*Sobre a carreira: com informações do Wikipédia*

*Imagens do texto: Reprodução da Internet*

Encontrou algum erro, tem uma sugestão ou quer falar com nossa equipe? Entre em contato por e-mail: [email protected]

CUPONS DE DESCONTOS AMAZON

Aproveite os menores preços da internet:

-->Amazon Brasil<--

-->Magazine Luiza (Magalu)<--
















Não copie, compartilhe!VirouPauta.com