João e Maria dá sequência ao Festival Imago 20 anos no Teatro Alfa - Virou Pauta

Não copie, compartilhe!

VirouPauta.com

João e Maria dá sequência ao Festival Imago 20 anos no Teatro Alfa

COMPARTILHE ESSA PAUTA!

A companhia Imago, de Fernando Anhê apresenta a  versão do conto infantil dos Irmãos Grimm por meio de bonecos e do teatro negro (técnica que usa materiais que brilham sob luz negra).A identidade do grupo é a exuberante luz fluorescente que acende o boneco e apaga quem o manipula (técnica do teatro negro).

A Imago traz no repertório 25 espetáculos, sendo 15 peças, 4 óperas, 5 concertos cênicos e um balé com teatro de bonecos.

Divulgação

Importante espaço na trajetória da companhia por ter abrigado diversos de seus espetáculos, o Teatro Alfa segue apresentando a mostra comemorativa dos 20 anos daCia Imago, uma das principais companhias de teatro do Brasil, com o Festival Imago 20. Depois de Pedro e o Lobo, a ocupação da cia no Alfinha continua com João e Maria(4 a 26 de maio) etermina com Alice no País das Maravilhas (1 a 30 de junho). A temporada é aos sábados e domingos, às 16 horas. A direção, criação/adaptação, cenografia e iluminação dos espetáculos do grupo são de Fernando Anhê. A direção musical e criação/adaptação da trilha sonora é de Jamil Maluf. Na trajetória de 20 anos pelos palcos, a Imago apresentou 15 peças, 4 óperas, 5 concertos cênicos, 1 balé com teatro de bonecos e diversas performances. O elenco da Cia Imago é formado pelos atores Daniela Sakumoto, Fernando Anhê, Isa Gouvêa, Janette Santiago, Marcos Lacerda, Priscila Monsano e Valter Felipe.

A bruxa voadora e o escargot gigante

A fábula dos irmãos perdidos na floresta ganha as cores vibrantes e a magia do Teatro Negro na adaptação da Cia Imago. Através dessa técnica, os atores titeriteiros tornam-se invisíveis ao olhar do espectador e os bonecos parecem ganhar vida numa atmosfera de sonho. Com os truques do Teatro Negro, a bruxa voa livremente em sua vassoura; as árvores andam pela floresta encantada com seus escargots gigantes, fadas e gnomos. Essa “versão” de João e Maria foi inspirada – livremente – no libreto da ópera HanselundGretel de Adele Wet e Humperdink. 

Um pouco diferente do conto dos irmãos Grimm, a adaptação traz novos personagens como a Fada do Orvalho e o Gênio do Sono. Não existe a figura da madrasta má, mas sim de uma mãe muito cansada e preocupada com a miséria da família. É ela quem manda João e Maria para floresta atrás de morangos e não para se livrar das crianças como na versão dos irmãos Grimm. Uma delicada base orquestral pré-gravada (adaptação da obra de Humperdink, pelo maestro Jamil Maluf) pontua o espetáculo. Os irmãos João e Maria entram na Floresta Negra em busca de morangos, mas acabam encontrando uma irresistível casa feita de doces da confeiteira Rosalinda Gelatina, uma senhora de 237 anos. A doce senhora revela-se uma perversa e atrapalhada bruxa que gosta muito de crianças… assadas!!! Diante do perigo, João e Maria bolam um plano para escapar do forno da malvada.

A técnica usada na montagem permite fazer a bruxa voar, o forno explodir, um escargot gigante passear pela floresta e vários outros efeitos. No palco, duas crianças, João e Maria, se perdem na floresta durante um passeio e encontram uma casa que tem as paredes forradas de doces. Nela mora uma senhora de 237 anos de idade, uma confeiteira de mão cheia, que pode preparar para as crianças os seus doces preferidos. Mas é melhor não abusar muito dos doces, pois esse sonho pode virar um pesadelo. A direção e a adaptação são de Fernando Anhê. As vozes dos personagens são de Bianca Montaldi Perrucci (Maria), Bruno Oliveira (João), Fernando Anhê (pai, Bruxa Rosalina e outros) e Janette Santiago (mãe, passarinho e outros

  • Espetáculo infantil João e Maria. 
  • De 4 a 26 de maio, às 16h, na Sala B do Teatro Alfa. Tel. (011) 5693-4000. 
  • Capacidade: 204 lugares. 
  • Duração: 50 minutos. 
  • Classificação: Livre. 
  • Temporada – Sábados e domingos, 16h.
  •  Ingressos: R$ 40,00 (inteira para adultos) e R$ 20,00 (meia para crianças, estudantes e maiores de 60 anos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *