Clube de Leitura do Sesc Carmo enfoca o premiado romance Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende

    Recentes

    Compartilhe

    Apostando no prazer da leitura, o Sesc Carmo realiza mensalmente o projeto Clube da Leitura, que seleciona obras importantes da literatura universal. Na atividade do dia 30 de abril, terça-feira, das 19 às 20h30, na Biblioteca, o livro da vez é Outros Cantos, quarto romance de Maria Valéria Rezende, obra que ganhou os prêmios São Paulo de Literatura e Prêmio Casa das Américas em 2017.

    Entre aautobiografia e a auto-ficção, o livro traz a protagonista Maria, que tem o mesmo nome da autora, e como ela, é educadora. Por conta de sua missão, é enviada para diversos cantos do planeta: Argélia, México, França, sertão nordestino. Na mediação estão Dinho Lima Flor, criador da Cia do Tijo, ator e pesquisador da cultura brasileira; e Rodrigo Mercadante. Dinho tem os textos da escritora como base de uma de suas criações mais famosas: Ledores do Breu. 

    Quarenta anos depois de viver no vilarejo nordestino de Olho d´água, a personagem Maria retorna para dar uma palestra. Na viagem de volta, relembra os tempos em que atuou no povoado, à espera de material para dar aulas como alfabetizadora do Mobral.

    As lembranças do tempo passado em Olho d’Água se cruzam a outras, entre freiras educadoras na Argélia, ou como viajante no México, deparando-se com costumes distantes, e, ao mesmo tempo, com pessoas de coragem e pureza, que a ajudam a enfrentar as dificuldades do caminho. As mesmas lembranças desfiam a série de impossíveis amores, encontrados em seus anos de juventude, olhares promissores vistos apenas de relance, e dos quais ela guarda lembranças escondidas numa “caixinha dos patuás posta em sossego lá no fundo do baú”.

    • Clube de Leitura
    • Dia 30 de abril, terça, das 19h às 20h30.
    • Na BIBLIOTECA
    • Não recomendado para menores de 16 anos. Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende
    • Mediação: Dinho Lima Flor e Rodrigo Mercadante.
    • Sesc Carmo – rua do Carmo, 147, Sé, tel. 3111-7000.  Horário de funcionamento de segunda a sexta das 10 às 18h. www.sescsp.org.br
    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com