Trupe Benkay apresenta o espetáculo de dança Sons D’Oeste dia 2 de junho no Sesc Parque Dom Pedro II

    Recentes

    Compartilhe

    Como parte do projeto (Re)Existência do Povo Negro –  que, por meio de diálogos e ações reflexivas, busca o fortalecimento e o reconhecimento das lutas, conquistas e manifestações da população negra, o Sesc Parque Dom Pedro II apresenta o espetáculo de dança Sons D’Oeste com a Trupe Benkady.

    Gratuito, sem retirada de ingressos, a apresentação acontece na Tenda Múltiplo Uso, dia 2 de junho, domingo, 15 horas.

    Sons d`Oeste experimenta timbres da natureza e une diferentes instrumentos de percussão em cena, trabalhando ritmos tocados no passando e vivenciados no presente. Uma conversa entre os ritmos e movimentos tradicionais da cultura mandingue, com ênfase nas etnias Malinké, Baga e Sussu, da região da Guiné Conakry, reconhecida mundialmente por seus balés.

    Com dança e música tradicional, o trabalho traça, sob a ótica deste peculiar povo do oeste africano, um cenário das situações sociais mandingues, dentre as quais algumas também são encontradas no Brasil, revelando as grandes semelhanças existentes, ainda nos dias de hoje, entre nossa cultura e uma das nossas culturas de origem, a rica cultura africana. A dança é inspirada nos rituais cerimoniais dos povos da Guiné nos quais a música e a dança fazem parte do cotidiano, danças, cantos e ritmos específicos para cada ocasião social como batismos, iniciações, casamentos, trabalho no campo.

    A Trupe Benkady foi fundada em 2010 pela dançarina e coreógrafa Flavia Mazal, pesquisadora da cultura Mandingue que, através de estudo aprofundado, coreografou releituras das danças tradicionais dos balés da Guiné Conacri e formou o grupo de dança africana. A pesquisa do grupo também busca interpretar a co-relação existente no corpo africano e brasileiro – imbuído de África – percebendo as diferenças e principalmente a similaridade genética nas intenções dos movimentos da dança.

    Em termos históricos e sociais, a importância do trabalho é mostrar, através da dança africana, o encontro de uma manifestação sócio cultural da diáspora africana com o indivíduo afro-brasileiro, que em sintonia com sua ancestralidade absorve o movimento de forma fluida, e através desta conexão fortalece seus vínculos étnicos, de identidade e reforça o respeito e valorização da cultura negra como um todo.

    • Sons d’Oeste – Trupe Benkay.
    • Dia 2 de junho, domingo, das 15 às 16h, na Tenda Múltiplo Uso. Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.
    • SESC Parque Dom Pedro II
      Praça São Vito, s/n – Brás
    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com