Muito Ruído por Shakespeare, estreia em agosto no Teatro Alfa

    Recentes

    Compartilhe

    A Cia Núcleo estreia dia 3 de agosto, sábado, no Teatro Alfa, um projeto inédito no Brasil, Muito Ruído por Shakespeare – apenas apresentado em espanhol no VIII Festival Shakespeare Buenos Aires, em 2018. As sessões são aos sábados e domingos, às 17h30, até 1º de setembro. A Cia Núcleo sempre teve verdadeiro apreço pela literatura e muitas de suas obras bebem da fonte dos grandes clássicos. Neste momento a Cia se aventura em obras do bardo William Shakespeare, adaptando duas de suas tragédias para o universo infantil. Um mensageiro tem que contar a história de Macbeth, e um outro tem que dizer a história de Otelo. Eles se encontram no meio do caminho e decidem trocar suas histórias, para evitar fadiga. Assim andarão menos e evitarão os percalços de adentrar um reino desconhecido.

    A Cia Núcleo traz uma obra imersa no imaginário do bardo e que traça paralelos com questões atuais onde diversos acontecimentos políticos são mediados e influenciados pela imprensa, internet e pelas fake news. É um espetáculo para toda a família, em que os maiores irão acompanhar os caminhos tortuosos destes enredos, enquanto os menores irão se deliciar com os quiproquós desta dupla, sem se ausentar da mensagem geral do texto.  Utilizando a palavra, a música, o teatro de objetos e as projeções como fio condutor, para divertir e comover os espectadores, a Cia Núcleo pretende assim exaltar a poesia do homem do milênio.

    Por que Tragédia para Crianças?

    A Cia Núcleo optou por adaptar as tragédias de Shakespeare para crianças por ser um universo muito próximo deles. Nas HQs, videogames e programas de televisão, as tramas de violência, ambição, o antagonismo, e o destino estão sempre presentes. Se pensamos em como estes temas são abordados na contemporaneidade virtual, trazer Shakespeare faz criar grandes paralelismos. A catarse teorizada por Aristóteles explicaria o motivo do interesse por estes dramas, em todas as idades. Nessas obras se englobam não só um conteúdo trágico, mas também a discussão que abarca questões como ambição, ciúmes, disputa de poder, manipulação e tantos outros. A criança vive esses dilemas diariamente e a adaptação destes textos nos coloca nesse espaço interessante de aventura e em relação a problemática destes valores.

    • Espetáculo infantil – Muito Ruído por Shakespeare
    • Ingressos: R$ 40,00 (inteira para adultos) e R$ 20,00 (meia para crianças, estudantes e maiores de 60 anos).
    • Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722.
    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com