Globo anuncia volta do ‘Amigos’, projeto que ampliou a música sertaneja em todo o Brasil

    Recentes

    Compartilhe

    A retomada do projeto Amigos – em turnê nacional intitulada Amigos 20 anos – A história continua e programada para estrear em 20 de julho em Belo Horizonte (MG) com o primeiro dos quatro shows do cronograma inicial – reaviva momento de apogeu comercial do universo sertanejo ao longo da década de 1990.

    revival proporcionado pelo projeto Amigos 20 anos – A história continua está focado na força do repertório dessas três duplas, integrantes do projeto original da década de 1990. Leandro, morto em 1998, não será substituído.

    Cabe ressaltar que esse repertório, geralmente lamurioso, tinha mais a ver com o cancioneiro sentimental de cantores como Amado Batista do que com o som caipira de pioneiros como Tonico & Tinoco.

    A origem sertaneja era evocada mais pelo canto anasalado, como o de Chitãozinho & Xororó, e pelo uso de uma segunda voz, marca original da música sertaneja.

    Sintomaticamente, a música sertaneja conquistou de fato todo o Brasil quando começou a perder o elo com o universo rural que gerou, em 1929, uma música orgulhosamente caipira. O território sertanejo somente foi ampliado a partir dos anos 1990 com essa ruptura com as tradições caipiras, feita aos poucos, a partir dos anos 1970.

    É esse tempo áureo da década de 1990 que o projeto Amigos traz de volta à cena, após 20 anos.



    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com