A competência da gestão da obra vai definir o tempo da construção

    Recentes

    Compartilhe

    Curitiba, PR 10/2/2022 – O planejamento, realizado antes do início da obra, é a etapa mais importante da construção

    Em geral, uma obra de construção ou reforma demanda um grande trabalho e, normalmente, é executada por diversos profissionais, com competências específicas para atender inúmeros serviços, utilizando centenas ou milhares de materiais e equipamentos. E, para organizar toda essa mão de obra em uma linha do tempo para utilizar de acordo com a necessidade, garantindo o melhor custo/benefício para o proprietário do imóvel, são necessários anos de estudo, além de muita experiência em gestão de obras. “O planejamento, realizado antes do início da obra, é a etapa mais importante da construção”, afirma o engenheiro da Claassen, Fernando Campos.

    De acordo com o engenheiro da Claassen Arquitetura & Construção, muitas vezes, na ansiedade de iniciar logo os trabalhos no canteiro, a etapa inicial de planejamento é negligenciada. “Isso faz com que a obra comece da maneira errada, podendo acarretar inúmeros problemas durante a execução dos serviços, que podem custar caro ou até mesmo, atrasar a sua entrega”, disse.

    O que pode ser previsto antes do início da obra?

    Saber qual a ordem de execução de cada serviço, quando eles devem iniciar e terminar, quais são as condições ótimas de trabalho para cada fornecedor, como deve-se medir e pagar por cada serviço realizado, a supervisão da qualidade, entre outras, são as principais funções de um gestor de obras.

    A ausência de um administrador ou gestor é a principal causa dos problemas em obras. Este é um investimento que, certamente, traz tranquilidade durante a construção, além de proporcionar a economia de tempo e dinheiro com retrabalhos, imprevistos e erros de execução.

    Segundo Fernando Campos, diversos problemas e imprevistos podem ser evitados por se ter na equipe um profissional com competência em administração de obras. “Chamamos de imprevistos mas, na verdade, são falhas de planejamento, pois se havia alguma forma de prevenir o problema, então, não deve ser visto como um imprevisto quando acontece, mas sim como uma negligência por parte da administração da obra ou uma falha de planejamento”, disse.

    Um projeto arquitetônico também pode otimizar os processos construtivos, tornando a obra mais rápida e eficiente na utilização de materiais de construção, evitando desperdícios. Pois quando o projeto arquitetônico é conciliado com os projetos estrutural, elétrico e hidráulico, é garantido o sucesso de uma obra de construção ou reforma. “A maior vantagem de contratar a engenharia e a arquitetura de uma mesma empresa, além de ganhar tempo, o cliente ganha confiança para deixar a responsabilidade total da obra nas mãos da mesma empresa, não fica aquele empurra-empurra de um para outro”, esclarece.

    Website: //www.claassen.com.br

    spot_img

    Não copie, compartilhe!

    VirouPauta.com